O que você anda ouvindo?

Aoki Takamasa

A pergunta parece simples, mas quantas e quantas vezes você já chegou a ouvi-la? Pois é, geralmente, o que ouvimos vem muito de informações (Bandas e artistas que nem sempre estão, ou não, em evidência na mídia). Mas ficamos naquela incerteza de onde encontrar novidades. Depois reescrever várias vezes este texto imaginava que parte desta escassez por “Achados” e inovações fosse realmente existentes, mas não, as informações estão ai em grande escala. Contudo, jornais, revistas, MTV, fanzines, blogs, podcasts não têm lá cumprido muito o papel com nós leitores ansiosos por música. Com o evento da internet permanecemos mais independentes em procurar coisas diferentes para ouvir, pelo menos, graças a isso, somos bem felizes agora.

Enfim… Nada mais do que começar esse texto com uma pergunta. Entretanto esta mesma gera uma certa curiosidade. Curiosidade está que sempre começa quando se encontra um amigo – ou até mesmo uma pessoa que nunca viu. De repente você ouve isso: “Ah! Tenho ouvido tal coisa.” ou “Cara, descobri um selo obscuro da Finlândia muito bom. Precisas ouvir” E as reações: “Nossa, o que é isso? Nunca ouvir falar…” “Onde encontro isso?”, “Você tem isso”. Descobrir coisas novas é sempre foi algo fascinante. A idéia do texto é exatamente mostrar o que, neste momento, tenho andado ouvindo. Fica realmente dífícil começar uma coluna como está sem alguma breve introdução do que está por vir.

Escutar, ler sobre histórias interessantes que às vezes passam demasiadamente despercebidas pela mídia, ou talvez, sendo um pouco modesto, tentarei abrir um canal sobre o que ouvir e encontrar na imensidão da internet.

As Audições

Muito curioso pensar em tudo isso, na verdade você está praticamente refletindo sobre a tua própria formação tanto musical como cultural. Desde dos primeiros contatos com os fanzines, das coisas que chega a ouvir, dos finais de semana, quase sagrados, nas galerias na tradicional rua 24 de maio em São Paulo. Parece soar um pouco nostálgico não deixa de ser um fato interessante para comentar, mas era uma forma muita boa de conhecer o que lhe interessa.
Quando avisto um grupo novo ou algum artista, sempre me vem na cabeça o que eles geralmente ouvem, ou até mesmo gostam de escutar e fazer. Nos últimos dois anos o site da loja inglesa Boomkat reúne artistas, bandas, naquela tradicional “lista” em que todas as revistas e meios votam e divulgam sobre os melhores do ano (nisso, muitas curiosidades até engraçadas, um bom meio de referências). Também é sem dúvida nenhuma é uma grande oportunidade de ouvir o que passou despercebido durante o ano.

Tudo bem, mas… E ai, o que você tem ouvido ultimamente?

Alguns álbuns que considero do que há de mais requintado na música eletrônica atual, inclusive, são trabalhos que não me canso de ouvi-los. Aoki Takamasa e Tujiko Noriko: lançaram no ano passado o álbum “28”, demonstram a simplicidade inovadora na música eletrônica, vai além de que batidas monótonas, carregada com uma série de excelentes colagens com a voz (no famoso digital process ou cut-up). Destaques para as músicas “Vinyl Words” e “Nolicom”, certamente é um belíssimo trabalho, empolgante do começo ao fim. Aliás, procure ouvir os outros trabalhos dos mesmos. Como sugestão, ouça do Takamasa “Simply Funk” e da Noriko seu último álbum “Blurred in My Mirror”.

Com seu segundo álbum “Ephemeral”, Piana Midori tem mostrado bom amadurecimento desde seu primeiro trabalho “Snow Bird” (que também não deixa de ser um ótimo disco). Em “Ephemeral” há duas músicas lindíssimas “Something is Lost” e “Mother´s Love” que chega lembrar muito a Cocteau Twins. Absolutamente recomendo.

Ficha técnica:

Aoki Takamasa

Tujiko Noriko

Piana

Onde encontrar e comprar:

Boomkat

Sensorial Discos

Fontes alternativas:

eMule
Soulseek

Ouça:

C.Y.E.-+ , de Aoki Takamasa

publicado no site naOrelha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s